Tutorial: LightPaint e longa exposição com celular

Fala galera! Tudo bom com vocês? Espero que sim. Então, hoje estou aqui para ensinar a vocês a como fazer o famoso efeito LightPaint com um celular/tablet e/ou ipod. E falar também um pouquinho sobre longa exposição com os devidos aparelhos, também! Bom, pra você que não tem uma câmera fotográfica, não vai precisar pedir mais a sua tia, né? Hahah.

Bom, pra começar vou falar um pouco sobre o efeito LightPaint e o tutorial de como fazer ele.

Light painting é uma técnica fotográfica em que as exposições são feitas movendo uma fonte luminosa à mão ou movendo a câmera. A pintura de luz termo também abrange as imagens iluminadas fora do quadro com fontes de luz portáteis. Luz Fotografia Pintura pode ser rastreada até o ano de 1914, quando Frank Gilbreth, junto com sua esposa Lillian Moller Gilbreth, usou luzes pequenas eo obturador aberto de uma câmera para monitorar o movimento de produção e trabalhadores de escritório. Man Ray, em sua série de 1935 “A escrita no Espaço”, foi o primeiro conhecido fotógrafo de arte de usar a técnica e Barbara Morgan começou a fazer pinturas de luz em 1940.”

Tutorial: Como fazer o efeito LightPaint com seu celular.

Primeiro, você vai precisar dos seguintes materiais:

1. Um aplicativo, no caso vou indicar dois a vocês. um pago que se chama SlowShutter e um grátis, que se chama LongExpoFree.

2. Algo como um tripé, ou algo para deixar seu aparelho estável. Pois na hora do efeito, ele precisa ficar em modo “estátua”.

3. Algo luminoso para realizar o efeito. (Uma lanterna ou até a tela de um celular acesa)

4. E um lugar escuro!

Realizando o efeito:

Abra um dos aplicativos que indiquei acima. No caso, irei usar o LongExpoFree.

1. Ajuste ele para “Light Trail”.

Image

2. Depois no “Shutter Speed” você altera quanto tempo você quer deixar ou seja em quanto tempo você irá fazer seus efeitos. Eu gosto de deixar 16s, pois da pra fazer bastante coisa.

Image

3. Se você estiver sozinho(a), altere o timer. O tempo que você irá começar a filmar o efeito.

Image

4. Posicione o aparelho em uma posição estável, aperte o botão, corra para o seu lugar e comece a desenhar no ar!

Resultado do meu primeiro LightPaint:

Image

Dica: Se a luz que você for usar for muito forte, não fique muito perto da câmera do seu celular! Pois a abertura da câmera do celular é bem inferior a de uma câmera fotográfica.

Longa exposição. Bom, agora vamos falar um pouco sobre a longa exposição.

Bom, a longa exposição, é tudo que estou falando nesse post, tudo mesmo. Ela tem efeitos diferentes, como o lightpaint, panning, capturando fantasmas, rastro de luzes e etc. Tudo depende da sua imaginação e criatividade!

Agora vou ensinar como fazer longa exposição com: quedas de cachoeiras, água se movendo ou objetos em movimento.

Na verdade não irei ensinar! Só irei mostrar como fazer. Pois, dependendo do momento, você pode configurar da forma que quiser. Dessa vez, irei usar o SlowShutter como demonstração.

1. Um tripé. É quase obrigatório.

2. Deixe no modo “Motion Blur”.

3. Depois, em “Blur Strenght” você deve configurar dependendo do momento, se a água estiver rápida, meio parada, lenta…

4. Em “Capture Duration” você vai configurar em quanto tempo você quer filmar o efeito.

Image

Foto do Charles Vieira utilizando um iPhone 4S e o efeito longa exposição:

Image

Inspire-se:

Bom galera, eu espero que vocês tenham gostado do post! Lembrando que não sou nenhum “expert” no assunto. Qualquer dúvida comentem e irei tentar responder a todos.

Anúncios

3 thoughts on “Tutorial: LightPaint e longa exposição com celular

Comente